Selfcare
O que é para ti o Padrão de Beleza? Achas que te enquadras no dito padrão? Quando foi a última vez que tiraste um tempo só para ti? Tens bem delineado os teus planos? Sê sincera contigo mesma…
Confesso que já me coloquei algumas vezes em questão, mas curiosamente sempre depois de ouvir alguns comentários (maioritariamente de familiares) sobre o meu corpo. Hoje olho para fotos do passado e pergunto-me 'como assim!? Estava tão bem!' Isto só prova que haverá sempre alguma coisa que nos vai fazer ver o pior lado em qualquer altura.
A sociedade tem definido um tal padrão de beleza que faz com que tudo o que seja diferente não seja aceite.
A verdade é que o corpo é mais do que as medidas que ele tem...o corpo é uma história. Cada marca, cada cicatriz, cada estria, cada gordura, cada celulite é um capítulo dessa história! E nós temos de aceitá-lo desse mesmo jeito.
Cuidar da saúde é importante...mental e física. E muitas vezes o corpo reflete o estado da nossa saúde mental. Por isso é muito importante cuidarmos da mente, ainda mais na altura em que estamos.
Lembro-me bem dos primeiros meses de confinamento...acreditámos no "vai ficar tudo bem" e aproveitámos para fazer coisas que já não tínhamos tempo ou vontade para fazer antes. Eram treinos em casa, era aprender ou melhorar a maquilhar, eram novas receitas, eram atividades criativas com os filhos...tornámos profissionais em todas as áreas.
No entanto meses passaram e o panorama não se manteve para todos. Os treinos pararam, o uber eats passou a ser visita regular, o fato de treino e o pijama são os únicos "outfit of the day", o cabelo já não leva uma hidratação há tempos e o teletrabalho que é suposto ser mais flexível está a ser mais intenso do que se estivesse no escritório.
Para mim o 'Burnout' foi uma das consequências na minha vida deste período. Cheguei a colocar em questão até a minha própria competência, questionei se era o trabalho que realmente queria fazer, se era a empresa em que queria crescer, se era a área que me motivava.
E foi aí que tive o maior alerta que precisava. Estava a descuidar de mim para priorizar o trabalho e a não saber gerir o confinamento, a privação de viagens, problemas pessoais e tudo o que deixei de fazer.
O cuidado que falo é de mim mesma. Ter tempo para ler, para um escrever, para dançar sozinha em casa se for o caso, tempo até mesmo para não fazer rigorosamente nada. Tempo para me admirar ao espelho, olhar cada parte do corpo e entender os vários processos que ele passa. Tempo para rever prioridades, para analisarem o meu trabalho, os meus projetos. Tempo para sentir as minhas próprias dores, viver esse período e superar.
Este autocuidado tem de se tornar prioridade nas nossas vidas. Só saberemos lidar com o outro, seja ele amigo, companheiro, familiar, filhos...quando primeiro soubermos lidar connosco.
Foi o compromisso que fiz comigo mesma para este ano: TIRAR TEMPO PARA CUIDAR MIM.
E num desses momentos meus resolvi fazer uma sessão fotográfica de valorização pessoal. Amo a fotografia e esta sessão foi para mim uma terapia. Foi ver o resultado deste corpinho (que carrega história) que provavelmente não seria aceite em algumas campanhas publicitárias, mas que acima de tudo é aceite por mim mesma no meu Padrão de Beleza!
Deixo-vos algumas dessas fotos nomeadas com o melhor que me define.
O olhar que os outros têm de nós diz muito mais do olhar que nós temos sobre nós próprios. Porque quando nós sabemos o nosso valor, estamos seguras das nossas convicções e amamos o nosso corpo como ele é... refletimos essa mesma confiança para os outros.
Aceitar é cuidar!