top of page

Saúde Mental

10 de Outubro

Hoje é um dia para a conscientização da saúde mental. A nossa sociedade está com um numero elevado de pessoas com doenças mentais … mas ainda assim queremos ignorar o óbvio. Todos os dias um amigo, um familiar, um colega de trabalho dá sinais de não estar bem…mas nós estamos muito focados em nós e não paramos para ver o outro.

“Está tudo bem?” É a pergunta mais hipócrita nos dias de hoje… ninguém espera a resposta do outro lado. Ninguém está interessado em saber como realmente estás. “Sim, está tudo!” Quando vontade muitas vezes é de responder "sim, está tudo… péssimo".

A saúde mental é invisível. E o que é invisível não existe. Se não existe…não se trata, não se cuida…e assim vamos afundando.

  • Baixa autoestima

  • Crises de ansiedade

  • Depressão

  • Compulsão alimentar

  • Comportamento obsessivo compulsivo

  • Bipolaridade…

 

Nada disto é visível de imediato. Mas quem está à volta, constantemente, consegue ver e pode ajudar. Mas quem tem tudo isto também deve pedir ajuda. Não se deixem calar com todos os sintomas de perturbação na saúde mental.

Há 10 anos que lido com crises de ansiedade. Já tive depressão…e estou à beira de mais uma recaída. A terapia e o desporto são os meus aliados nos dias de hoje. Parar foi necessário. Parar o trabalho...focar em mim, cuidar de mim e priorizar-me. Algo que já não sabia o que era e como devia fazer. Os últimos anos foquei-me no cuidado dos outros e meti-me em segundo e terceiro plano.

A correria do dia-a-dia, a exigência que tenho comigo, a maternidade, a separação, os problemas familiares, o luto…tudo isto fui acumulando ao longo dos anos. Feridas abertas continuam a doer…e a terapia ajuda nesse sentido. Ajuda a dar ferramentas para lidar com tudo…para amenizar a dor. E só com o tempo as ferramentas começam a fazer efeito.

Não negligenciem a vossa saúde mental, ouçam o

vosso corpo…ele vai falar quando deixarem de ouvir

a vossa mente.

 

Não é frescura, não é brio, não é chamar a atenção.

É doença, e não tratando as consequências são

graves, muitas vezes fatais.

Homens, mulheres, crianças…estejam atentos a

todos.

 

Saúde Mental Importa sim!

077A6981-Editar_edited.jpg
bottom of page