O Sono do Bebé
"Agora com filhos só voltas a dormir quando eles forem bem crescidos!" - Quem nunca ouviu algo do género estando grávida ou logo quando teve o filho?
Amo dormir e a privação de sono sempre foi uma das minhas maiores preocupações quando a minha filha nasceu. Procurei todo o tipo de ajuda, estudei técnicas e o sono do bebé. E digo-vos que foi a melhor coisa que fiz. A minha filha dorme a noite toda desde os 3 meses aproximadamente e aos 6 meses passou para o quarto dela, onde dorme de forma autónoma.
Tal como a alimentação, o sono é também muito importante! Este tema é vasto, por isso vamos ter de ir por partes (Prometo voltar com este tema mais desenvolvido).
Para começar temos de entender o processo do sono e a sua importância sobretudo nos bebés. O bebé enquanto dorme está a assimilar toda a aprendizagem que teve enquanto esteve acordado. Por isso um bebé que tem perturbações no sono é porque algo está mal. Cada um tem o seu ritmo e o que funciona com um pode não funcionar com outro, mas essa é a essência do processo e tudo é uma questão de hábito e conhecimento.
É preciso ensinar a dormir, por mais estranho que seja. Para os bebés, ter sono...fechar os olhos e dormir não é assim tão simples quanto nos parece. Um sono saudável só existe quando outras necessidades estão a ser respondidas.
-
Alimentação: Um bebé que come bem, que está satisfeito vai automaticamente dormir melhor e consequentemente vai ter menos despertares noturnos.
-
Conexão emocional: O bebé precisa de afeto! O colo é vida, sobretudo nos primeiros meses de vida. Um ser que passou 9 meses num ventre não pode deixar de ter proximidade física de um dia para o outro. O afeto dos pais ajuda sim no sono do bebé.
-
Sestas: As sestas que são feitas durante o dia tem mais importância do que se imagina no sono noturno do bebé. Lutar com o sono de um bebé durante o dia na esperança dele dormir bem à noite não é o caminho. Um bebé cansado também tem muitas dificuldade em dormir e aí surgem as birras de sono, algumas delas em que já nem sabemos o que fazer para dormirem.
Há ainda fatores que podem dificultar o sono do bebé:
-
Associações do sono: Muitas vezes damos objetos ou temos comportamentos na hora de dormir e os bebés associam rapidamente ao sono. A chucha, o peluche, o embalar, o dar de mamar, os ruídos de fundo branco. Há bebés que sem estas associações não conseguem dormir.
Posto tudo isto que foi referido o próximo ponto a ter em consideração é o Ritual do Sono.
O bebé aprende por associações, por hábito... por isso criar um ritual na hora de ir para a cama pode ser muito vantajoso. Este ritual é adaptado obviamente a cada família. Pode passar pelo banho, massagens, ambiente menos luminoso e com pouco ruído, música, opção de atividades mais calmas (como a leitura, contos ou canções) e sem ecrãs.
Este processo é o melhor caminho para que o bebé possa adormecer autonomamente, mas leva tempo e claro que requer acompanhamento no inicio.
Não te conformes com a ideia de um bebé não dormir. Não te conformes com a ideia de tu não dormires. Se acontece não é normal e precisas reajustar alguns hábitos e/ou necessidades.
Pais e filhos que dormem bem aproveitam e aprendem mais!
